Blog do Edmundo

Diego Souza, o camisa 1 da rodada

Edmundo

Captura de Tela 2015-05-18 às 16.33.56

Ontem, na partida entre Flamengo e Sport, no Maracanã, uma situação inusitada acabou me levando inevitavelmente ao passado, uma espécie de déjà-vu quando o goleiro Magrão saiu contundido e o meia-atacante Diego Souza vestiu a camisa número 1 para defender a meta dos pernambucanos após já ter balançado as redes.

Em 2008, num jogo entre Vasco e Cruzeiro, em São Januário, estávamos perdendo por 2 a 0 para os mineiros quando o goleiro titular, Tiago, foi expulso. Como já havíamos feito as três substituições, eu tive que ir para o gol. Geralmente quando uma situação assim acontece, é um jogador da frente que vira goleiro, pois o time precisa se fechar para tentar impedir que a bola chegue ao seu gol.

Quando criança tinha um apreço especial pelos goleiros. A roupa diferente que vestiam, as luvas, eram especiais e chamavam atenção. Mas assumir a posição com o seu time sendo pressionado e você não ter nenhuma vocação, não é uma experiência das mais tranquilas… Vale mesmo é a boa intenção de ajudar o seu time em campo.

Na ocasião em que me tornei goleiro, acabei tomando um gol de pênalti e o Vasco perdeu por 3 a 1. Mesmo assim o esforço foi reconhecido e deixei o campo aplaudido com a torcida gritando o meu nome.

Da mesma forma, Diego Souza merece todo o carinho e reconhecimento da torcida do Sport pelo comprometimento e dedicação, pois assumiu a grande responsabilidade ontem e, apesar de ter tomado o gol de empate (indefensável, por sinal), acabou fazendo uma grande defesa no final que garantiu o resultado igual dentro do Maracanã, com mais de 35 mil torcedores contra.

Volto a repetir, não é fácil, muito pelo contrário, e torço sinceramente para que o meia-atacante só volte a defender o gol nos rachões após os treinamentos… Um abraço especial para todos os goleiros do futebol brasileiro.